
Toda criança é capaz de aprender, comprovou a educadora Léa Fagundes ao longo de sua vivência, pesquisas, estudos.
Professores precisam experimentar junto com seus alunos as possibilidades das tecnologias digitais, ressalta ainda hoje em suas formações.
Quando a nossa equipe, em 2008, realizou uma visita ao LEC-UFRGS (Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da UFRGS) e conversou com a educadora Léa Fagundes pessoalmente após anos e anos acompanhando o seu trabalho e assistindo às suas palestras ou debates, esses ensinamentos se tornaram muito mais tangíveis. Ela fez questão de nos apresentar seus jovens orientandos, a maior parte recém-formados e mesmo assim já engajados nos projetos práticos de formação de professores. Ao lado deles e com suas oito décadas de vida, Léa em nada destoava no cenário.
No laboratório, nos corredores da universidade, nas salas de reuniões e nas salas de aula que não frequenta mais com a assiduidade dos tempos em que lecionava, Léa está sempre à vontade e “realizando” alguma coisa. A energia da educadora de perfil empreendedor não diminui. Aliás, a sensação que se tem ao ouvi-la, ao observar o que ela faz no dia a dia, é que ela se revigora a cada novo desafio que aceita, a cada novidade em que se envolve em seu estado, o Rio Grande do Sul, e fora dele - os convites são muitos.
Como seria possível, então, deixar o legado da professora Léa restrito ao meio acadêmico e aos “entendidos” da área? Trouxemos esta história tão repleta de exemplos para este blog "making of". Vamos construí-la por partes, lineares ou não. Não temos a menor dúvida de que a protagonista estará presente, dando mais vida a esta narrativa, acompanhando este blog, comentando, interagindo. Esta é a Léa, e contar a sua história é uma experiência gratificante.
Léa Fagundes em resumo
81 anos. Pedagoga, psicóloga e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS. Pioneira na aplicação das tecnologias aos processos educacionais no Brasil, acompanha as transformações da educação brasileira há mais de 60 anos.
- Principal pesquisadora brasileira a focar o trabalho em fundamentos da psicologia para inclusão digital, educação a distância e tecnologias digitais desde a década de 80;
- Uma das maiores especialistas em Jean Piaget da América Latina, tendo realizado consultorias internacionais sobre TIC na educação e formação de professores já na década de 90;
- Fundadora do primeiro grupo brasileiro a estudar o desenvolvimento cognitivo infantil, o LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS);
- Consultora em inclusão digital e coordenadora da região Sul do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do MEC, assessora o Ministério desde a implantação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo);
- Vencedora de prêmios internacionais de reconhecimento à contribuição pela melhoria da qualidade da educação (Unesco, OEI)
- Indicada ao título de professora emérita da UFRGS (ainda não concedido);
- Baseada na teoria de Piaget, comprovou em suas pesquisas baseadas no uso das tecnologias na educação que toda criança é capaz de aprender, independentemente de classe social e/ou econômica;
- Propõe alternativas aos tradicionais modelos hierárquicos na relação professor e aluno e na estrutura da escola. Repensar tempos, espaços e organizações curriculares;
- Defensora do software livre, com acesso gratuito pela Internet e dos recursos educacionais abertos;
- Considera que o computador é muito mais que uma ferramenta pedagógica, e o professor deve se deixar conduzir pela curiosidade e pelo prazer de explorar novidades, da mesma forma que os alunos;
- Ressalta que não basta garantir o acesso à tecnologia, mas a apropriação dela na resolução de problemas.