UFRGS destaca nosso blog colaborativo

Em reportagem no portal da instituição, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) destacou a biografia colaborativa da educadora Léa Fagundes, que por décadas lecionou na universidade e ainda hoje desenvolve trabalhos no Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia. A nossa equipe, aqui no Instituto EducaDigital, ficou bastante feliz em contar com a divulgação da iniciativa, que está apenas começando!

Confira parte da reportagem:

“Uma biografia colaborativa da educadora Léa Fagundes é um dos projetos atualmente desenvolvidos pelo Instituto Educa Digital (IED), fundado em 2010 por um grupo de ex-pesquisadoras do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A ideia é contar a história da área de educação e tecnologia no Brasil por meio da trajetória de Léa, fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS – o LEC, primeiro grupo brasileiro a estudar o desenvolvimento cognitivo infantil. A docente, hoje aposentada mas ainda ativa em diversas atividades ligadas à Universidade, é coordenadora da região Sul do projeto UCA – Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação.

‘A trajetória da Léa é altamente inspiradora para milhares de educadores comprometidos com sua missão de buscar a qualidade da educação. Ela mostra que os obstáculos sempre existirão, mas que as pessoas podem transformar a sociedade’, diz Priscila Gonsales, diretora executiva do IED. ‘É importante para o nosso país valorizar suas personalidades’, afirma”.

Para ler toda a reportagem, clique aqui.

2 respostas

  1. Ah que legal! Eu nao sabia que existia esse blog, sf3 agora que to vendo aqui miahns fotos, que por sinal se3o todas lindas!!! O Thiago fez um trabalho maravilhoso, sofri pra conseguir selecionar, pois queria todas heheBrigadedssima, equipe J.S! Em especial ao Thiago (e ao Gui!)Beijao!

    Reply
  2. Fiquei encantada com este projeto, pois conheço a Léa desde criança, quando tinha 10 anos e ela ficava hospedada em minha casa em Brasília. Durante mais de 20 anos, a Lea e o Valente foram os grandes parceiros de trabalho minha mãe, Maria Cândida Moraes, quando ela estava no MEC. Segui a mesma carreira de minha mãe e tive a honra de ter sidoi aluna da Lea no LEC. Uma vez leciana eternamente leciana. Eu diria que ser aluna dela foi uma experiência marcante em minha vida e considero a Lea é uma educadora diferente, com ideias libertárias e revolucionárias. Confesso que depois que fui aluna dela não consegui me adaptar a qualquer tipo de professor, pois a gente sai diferente. Sou muito grata a Lea por tudo que aprendi com ela e tudo que ela fez por mim. A amizade da minha família com a dela dura décadas. Lea a sua história de vida é fantástica e merece ser compartilhada na internet. Abraços, Ana Maria Albuquerque.

    Reply

Comente este post