Segunda conversa com Léa

Antes de terminar 2011, fizemos a segunda conversa com a Léa. A ideia era fechar o ano, contar para ela sobre o blog making of que iríamos criar – um espaço virtual para receber contribuições e colaborações de pessoas de todo o Brasil (e do mundo) que têm ou tiveram contato com ela em seu trabalho acadêmico ou profissional.

Dessa vez, a pauta da conversa foi bastante focada em seu trabalho com metodologias de ensino e sua paixão por criar laboratórios dentro da universidade para fazer projetos junto com o Colégio de Aplicação. Falou também sobre sua batalha em trazer um computador para a universidade na década de 70. Seu pedido, inacreditavelmente,  foi considerado “sem sentido” pela então diretoria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mas é claro que aquela negativa em nada amainou sua motivação e perseverança.

Várias possibilidades de “plano B” foram surgindo, de  vaquinha entre os professores para comprar uma máquina na fronteira com o Uruguai até a célebre construção de um computador próprio pelo amigo engenheiro José Medeiros, que até hoje está lá exposto no LEC para quem quiser ver, uma verdadeira relíquia!

E nesse dia de conversa ainda tivemos uma grata surpresa! A Jose, auxiliar da professora, logo percebeu nossa ânsia em resgatar momentos da história da Léa e nos mostrou várias reportagens guardadas do Jornal da Universidade em que a Léa havia sido entrevistada.

Por Priscila Gonsales

 

 

Comente este post